|
VICTOR ALEGRIA E A EDITORA THESAURUS
26-04-2003
Victor Alegria é o meu amigo editor de muitos anos e de muitas edições, pela Thesaurus Editora, Brasília.
Tem uma inclinação natural pela Biblioteconomia e por bibliotecas. Por certo, a primeira esposa delas — já foi casado também em Portugal, antes de vir para o Brasil — a Isa, é bibliotecária. Atual esposa — Isis — também é bibliotecária.
Há vinte anos atrás convidou-me para publicar um volume com uma coletânea de artigos e conferências, que saiu em 1981, com o título “Estruturas de informação e análise conjuntural”.
Fiquei de organizar um novo volume a cada dez anos, mas não o fiz... Recentemente começou a cobrar-me os dois volumes correspondente às duas últimas décadas...
Convidei a minha orientanda/doutoranda Elmira Simeão, que é jornalista e expert em editoração para ajudar-me na organização das obras. Ela dedicou-se à tarefa com muito entusiasmo, reunindo os textos que estavam em minhas pastas, baixando outras da Internet e também uns textos inéditos, inclusive um que escrevemos em parceria.
A estrutura geral do primeiro volume ficou excelente, assim também o estudo introdutório que ela elaborou com extrema competência. Título do livro: Ciência da Informação — teoria e metodologia de uma área em expansão, com 127 páginas.
Ela preparou um release para distribuição por mala direta via Internet e com a Cecília Leite organizou um “vernissage” muito original. Em verdade, em brunch, uma festa inaugural do semestre letivo. Além das palestras sobre os projetos do CID/UnB, por especialistas da casa, e discursos, e eu fiz uma singela apresentação de poesias de meu amigo Santiago Naud, em estilo jogral, por alunos.
O poeta ficou realmente emocionado ao ver e ouvir os seus versos de juventude por jovens estudantes. A intenção foi exatamente a de dar uma “cara” jovem aos poemas, com o máximo de espontaneidade e autenticidade possível.
Funcionou adequadamente e o público aplaudiu com muito entusiasmo.
Aproveitamos para fazer uma homenagem pública ao editor Victor Alegria, apresentada pelo Santiago com a entrega de um certificado de reconhecimento público pelos serviços prestados à difusão da Biblioteconomia e da Ciência da Informação. Muito emocionante o ato.
Seguiu-se ao lançamento do livro, o lanche para um grande número de alunos e professores.
|